Página inicial > Notícias > UFABC destaca-se no Workshop de Tecnologia da Informação das Instituições Federais de Ensino Superior – WTICIFES 2024

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 13h50

UFABC participou da organização do WTICIFES, preparada pelo Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação da Andifes e pelas Universidades Federais Paulistas, e realizado de 4 a 6 de junho de 2024, sob o tema "Estratégias de TI para a Reconstrução e Inclusão nas IFEs".

ufabc destaca se no workshop de tecnologia da informacao das instituicoes federais de ensino superior wticifes 2024 foto 03

O evento, promovido pelo Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação da Andifes e coordenado pelas Universidades Federais Paulistas (UFABC, Unifesp e UFSCar), foi realizado entre os dias 4 e 6 de junho, em São Paulo. O tema escolhido para o evento desse ano foi “Estratégias de TI para a Reconstrução e Inclusão nas IFEs”, o que permitiu discutir a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação de maneira que possam se adaptar ao mundo contemporâneo e oferecer educação de qualidade para todos os cidadãos.

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade Federal do ABC teve uma participação estratégica no evento como um dos organizadores do encontro. Além disso, a Universidade também foi representada na mesa de abertura "O papel estratégico da área de TIC nas Universidades Federais" pela vice-reitora, Mônica Schröder. A dirigente compartilhou a mesa com as reitoras da UNIFESP, Raiane Patrícia Severino Assumpção, e da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, além de Tania Mara Francisco, diretora da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).

ufabc destaca se no workshop de tecnologia da informacao das instituicoes federais de ensino superior wticifes 2024 foto 08

ufabc destaca se no workshop de tecnologia da informacao das instituicoes federais de ensino superior wticifes 2024 foto 01

Para Paulo Victor Fernandes da Silva, ex-coordenador-geral no NTI da UFABC e um dos organizadores do WTICIFES 2024, “A participação da UFABC no WTICIFES 2024 reforça o compromisso da Universidade com a excelência e a inovação tecnológica. A colaboração com outras instituições e a organização de um evento dessa magnitude demonstram a capacidade e o empenho da UFABC em liderar iniciativas que promovem o avanço da tecnologia na educação”.

Além da participação na organização desse importante evento, o Núcleo de Tecnologia da UFABC também apresentou a iniciativa “Café com Processos: a trajetória da iniciativa na UFABC", pelo servidor Sergio Roberto Meneses de Carvalho. A atividade "Café com Processos" promove a melhoria contínua e a eficiência nos processos institucionais da UFABC, contribuindo para um ambiente acadêmico mais colaborativo e eficiente.

ufabc destaca se no workshop de tecnologia da informacao das instituicoes federais de ensino superior wticifes 2024 foto 04

ufabc destaca se no workshop de tecnologia da informacao das instituicoes federais de ensino superior wticifes 2024 foto 05

Durante o evento, foram realizadas aproximadamente 90 apresentações, distribuídas entre sessões técnicas e pôsteres. Cada sessão técnica contou com quatro artigos, abordando temas como inteligência artificial, segurança da informação, infraestrutura de redes e gestão de TI. Além disso, a programação incluiu alguns eventos especiais, como a mesa "Desafios da inclusão e sustentabilidade feminina no mercado de TIC", que abordou a importância da equidade de gênero e as estratégias para promover um ambiente mais inclusivo e sustentável no setor de tecnologia.

O WTICIFES é uma oportunidade única para a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais de TI das IFES. Este ano, teve como foco a transformação digital e a melhoria da infraestrutura tecnológica das instituições. Além das palestras e workshops, o evento proporciona um espaço valioso para a discussão de estratégias colaborativas, visando superar os desafios comuns enfrentados pelos setores de Tecnologia da Informação das Instituições Federais de Ensino.

wticifes 2024 1

ufabc destaca se no workshop de tecnologia da informacao das instituicoes federais de ensino superior wticifes 2024 foto 02

ufabc destaca se no workshop de tecnologia da informacao das instituicoes federais de ensino superior wticifes 2024 foto 09

Para acessar mais informações, clique em wticifes.com.br.

Fotos e vídeos

Veja abaixo o vídeo resumo do evento e confira o álbum de fotos do WTICIFES.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC