UFABC sedia evento internacional da área de modelagem molecular
Entre os dias 7 e 11 de agosto, a Universidade sediou a IV Escola Brasileira de Modelagem Molecular (EBMM), com a presença de convidados internacionais e nacionais, de países como Estados Unidos, França, Espanha, Noruega e Suíça, e instituições como USP, UNESP, UnB, UFTM, UFPE, Fiocruz e LNCC, além de dezenas de participantes, de oito estados brasileiros. O evento contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da própria UFABC.
Realizado desde 2008, com periodicidade bienal – apenas na 1ª edição, sob outra denominação: Escola Brasileira de Bioinformática –, o evento objetiva a difusão do conhecimento gerado pelas mais atuais pesquisas científicas da área de modelagem molecular, de modo a contribuir para sua expansão e desenvolvimento. Em 2017, além de seis cursos teóricos e práticos, os participantes – pesquisadores, professores, alunos de doutorado, mestrado e graduação e representantes da indústria farmacêutica – puderam assistir a 15 palestras relativas a tendências, técnicas, métodos e novas aplicações na área, entre outras atividades.
De acordo com o Prof. Dr. Luis Paulo Barbour Scott (UFABC), Coordenador Geral da EBMM, “o evento sempre traz pesquisadores e professores de diferentes universidades e institutos de pesquisa de outros países e estados do Brasil, para ministrar palestras e cursos. Trata-se de uma escola com duração de cinco dias, na qual tanto os convidados nacionais quanto os internacionais convivem a semana toda com os participantes, no intuito de criar um intenso ambiente de troca de conhecimento, ideias e colaboração.". Ele destaca, ainda, a presença do Prof. Dr. David Perahia (École Normale Supérieure Cachan - Paris-Saclay), colaborador do pesquisador Martin Karplus (Prêmio Nobel de Química em 2013) e participante do convênio internacional ‘Colégio Universitário Santos Dumont’ (França/Brasil), que envolve, além da referida instituição europeia, cinco universidades brasileiras (dentre elas a UFABC, a USP e a UFRJ).
A cerimônia de abertura da IV EBMM contou com a participação do Reitor da UFABC, Prof. Dr. Klaus Capelle, da Pró-reitora de Pesquisa da UFABC, Profa. Dra. Marcela Sorelli Carneiro Ramos e do Assessor de Relações Internacionais da UFABC, Prof. Dr. Carlos Alberto Kamienski. Em seu pronunciamento, o Reitor parabenizou os organizadores pela iniciativa, deu boas-vindas aos participantes e enfatizou que a modelagem molecular, por promover o diálogo entre áreas como informática, biologia, física e química, reflete e exemplifica os ideais de interdisciplinaridade e inovação presentes, também, no projeto pedagógico da UFABC.
Mais informações: Site da IV EBMM
Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC
Crédito da imagem: Giselda Ferreira.
Redes Sociais