Professor da UFABC estará à frente de projeto que visa contribuir com a melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem de álgebra
"Analisando os dados do INEP, percebi que houve uma melhora pouco significativa no aprendizado dos alunos e que boa parte dos problemas estava no domínio da álgebra", afirma o professor Alessandro Jacques Ribeiro, autor do projeto.
O projeto de Ribeiro é financiado pela CAPES por meio do Programa Observatório da Educação. De acordo com ele, entre os 200 projetos submetidos ao programa, 68 foram aprovados. Na sequência dos trabalhos, além dos estudos teóricos, os bolsistas do projeto trabalharão em parceria com escolas públicas de Santo André e região. Alunos e professores dessas instituições de ensino também serão entrevistados no decorrer da pesquisa. "Nas últimas etapas, teremos idas e vindas às escolas para analisar a efetividade das novas abordagens", explica Ribeiro.
O projeto prevê a concessão de 17 bolsas. Além da bolsa da coordenadoria de Ribeiro, uma será destinada a aluno do doutorado, três para o mestrado, seis para estudantes de iniciação científica e mais seis para professores da rede pública. Os alunos de graduação da UFABC interessados em bolsas de iniciação científica e professores da rede pública interessados em participar do projeto podem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais