1.2 - Afastamentos Acadêmicos para Docentes (Nacional e Internacional) - Regras Gerais
Regras Gerais para afastamentos acadêmicos de docentes (nacionais e internacionais)
Conheça as regras gerais de Afastamentos de servidoras e servidores da UFABC
- Antes de continuar, certifique-se de que está familiarizado(a) com as diretrizes gerais referentes aos afastamentos de servidoras e servidores da UFABC. Para isso, clique aqui.
Definição de Afastamentos Acadêmicos de Docentes
- Afastamento cuja finalidade é viabilizar a participação do docente em eventos correlatos às suas atribuições nos campos do ensino, pesquisa e extensão, ou em eventos destinados ao seu aperfeiçoamento acadêmico. Vide definições na NORMA INTERNA.
- São afastamentos de curto prazo ou longo prazo e que não envolvem financiamento com custeio direto pela UFABC (com ônus limitado ou sem ônus para UFABC).
- Ao definir as datas do afastamento, observe rigorosamente os prazos de antecedência para o pedido e as documentações OBRIGATÓRIAS E COMPLEMENTARES, conforme REGRAS GERAIS, considerando ainda o período de trânsito de 24 horas para afastamentos nacionais e 48 horas para internacionais
- Algumas situações podem envolver custeio por agências de fomento Federais, como CAPES e CNPQ, geridos pela UFABC via descentralização de recursos (ex.: PROAP-CAPES, CAPES-PRINT).
- Para aprovação de afastamento em período concomitante à alocação de carga didática é obrigatória a apresentação da concordância de respectivo substituto. Não será aprovado o afastamento concomitante a alocação de carga didática mediante proposta de compensação de aulas, ou ainda aulas no modelo à distância, por falta de previsão legal.
- Os Afastamentos Acadêmicos para docentes se subdividem nas seguintes finalidades e tipos (clique para detalhar):
- Afastamento - Docente - Eventos Acadêmicos/Aperfeiçoamento (até 3 dias)
*Este afastamento deverá ser solicitado via SIGRH
- Afastamento - Docente - Eventos Acadêmicos/Aperfeiçoamento (entre 3 e 59 dias)
*Este afastamento deverá ser solicitado via SIPAC - Afastamento - Docente - Qualificação - Estudo no Exterior (acima de 59 dias)
*Este afastamento deverá ser solicitado via SIPAC - Afastamento - Docente - Qualificação - Estágio Pós-Doutoral no País (até 12 meses)
*Este afastamento deverá ser solicitado via SIPAC
- Afastamento - Docente - Eventos Acadêmicos/Aperfeiçoamento (até 3 dias)
Fluxo (Resumo das etapas essenciais)
As etapas essenciais para realizar essa solicitação são:
- ALINHAMENTO PRÉVIO: O(A) servidor(a) solicitante deverá alinhar previamente o afastamento junto a seu Centro, observando sempre as normas e prazos;
*É essencial também o alinhamento junto aos cursos credenciados e aos eventuais substitutos de cargas didáticas. - SOLICITAÇÃO EM SISTEMA: Com os devidos alinhamentos, providencie a Solicitação SIPAC por meio do formulário eletrônico “SOLICITAÇÃO DE AFASTAMENTO [FINALIDADE XXXX]” (vide tutorial), anexe os documentos comprobatórios (vide relação de documentos e prazos para pedidos em REGRAS GERAIS), assine e encaminhe ao setor responsável pelo processamento dos afastamentos de seu Centro / unidade;
*Execute este passo sempre em parceria com sua unidade. - PROCESSAMENTO: Aguarde o processamento do pedido e a devida comunicação de seu Centro acerca do resultado;
*Nos casos de afastamentos internacionais, além da aprovação pelas instâncias competentes, aguarde também as devidas publicações em Diário Oficial da União e Boletim de Serviço da UFABC. - PRESTAÇÃO DE CONTAS: Após o término do afastamento, proceda a Prestação de Contas em prazo de até 5 dias do retorno.
*A falta injustificada da prestação de contas pelo(a) servidor(a) será representada à Corregedoria para apuração de responsabilidade administrativa e/ou disciplinar.
SETORES RESPONSÁVEIS NOS CENTROS PELO PROCESSAMENTO DOS AFASTAMENTOS:
CECS: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CCNH: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CMCC: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
FLUXO COMPLETO (PASSO-A-PASSO)
1. SOLICITANDO O AFASTAMENTO
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A solicitação inicial poderá ser feita tanto pelo próprio servidor quanto por intermédio do agente / setor responsável pelo processamento dos fluxos de afastamentos em sua unidade de lotação / exercício.
(*) Excetua-se os pedidos de Afastamentos para Eventos Acadêmicos/Aperfeiçoamento, nacional, sem aquisição de passagens e diárias, de até 3 dias, cujo sistema de solicitação é o SIGRH.
2. SOLICITAÇÃO REALIZADA PELO PRÓPRIO SERVIDOR
- I. O próprio docente solicitante deverá providenciar o formulário “AFASTAMENTO – DOCENTE – [FINALIDADE]” via SIPAC (vide tutorial), anexar documentação pertinente, assinar e encaminhar via sistema ao setor responsável pelo processamento dos fluxos de afastamentos de seu Centro / unidade. (vide relação de documentos e prazos para pedidos em REGRAS GERAIS)
- II. O setor responsável pelo processamento analisará a solicitação e anexos e, se completa, a autuará em Processo específico no SIPAC, que será encaminhado à Direção do Centro para aprovação competente.
*Eventuais ajustes e/ou complementações necessárias serão sanadas previamente via e-mail; - III. A solicitação devidamente assinada e toda documentação serão autuadas em processo SIPAC pelo setor responsável e encaminhadas às demais instâncias para parecer / providências.
3. SOLICITAÇÃO REALIZADA PELO AGENTE / UNIDADE
- I. O(a) servidor(a) deverá encaminhar ao setor responsável pelo processamento dos pedidos de afastamentos em seu Centro / unidade um e-mail contendo toda documentação e as informações sobre o evento que pretende participar (data e duração do evento, local, atividade a ser realizada e, acima de tudo, comprovante de participação no evento, tais como carta convite, aceite, inscrição, etc.).
*Ao e-mail deverá ser anexada toda a documentação comprobatória; - II. Com documentação completa, o setor responsável pelo processamento providenciará o formulário “SOLICITAÇÃO DE AFASTAMENTO XXX [FINALIDADE]” via SIPAC, anexará a documentação pertinente e acionará o(a) solicitante para assinatura.
*Eventuais ajustes e/ou complementações necessárias serão sanadas previamente via e-mail; - III. A solicitação devidamente assinada e toda documentação serão autuadas em processo SIPAC pelo setor responsável e encaminhadas às demais instâncias para parecer / providências.
4. ACOMPANHANDO O PEDIDO
- A partir deste passo, e durante todo o processamento, o(a) Docente deverá acompanhar seu pedido aguardando, em pleno exercício de suas atribuições, as aprovações e, no caso de afastamentos internacionais, a publicação do afastamento em Diário Oficial da União DOU.
*No caso de afastamentos internacionais, somente após a publicação no DOU o Docente estará devidamente autorizado a afastar-se;
5. REALIZE SEU AFASTAMENTO
- Após todas as autorizações e publicações o Docente poderá se afastar conforme solicitação. Atenção, o afastamento é restrito ao período, local e finalidade a que foi autorizado.
*Caso seja necessária alguma alteração em relação à autorização inicial, proceda com o pedido de alteração do afastamento.
6. ALTERAÇÃO DO AFASTAMENTO
- No caso de necessidade de alteração do afastamento previamente à sua execução, ou mesmo durante seu curso (antecipação de retorno ou prorrogação) o(a) servidor(a) deverá retornar o pedido ao passo I acima, através do preenchimento do documento “SOLICITAÇÃO DE ALTERAÇÃO, PRORROGAÇÃO OU CANCELAMENTO DE AFASTAMENTO” no SIPAC.
*ATENÇÃO TAMBÉM AO ITEM “ALTERAÇÃO DA DATA DO AFASTAMENTO” DO MANUAL DE REGRAS GERAIS
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Após a prestação de contas, a Divisão de Acompanhamento Funcional - DAF/SUGEPE (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) deverá ser comunicada para providências quanto alteração do afastamento nos assentamentos do(a) servidor(a) e eventual retificação de portaria em Diário Oficial da União (DOU) ou Boletim de Serviço da UFABC (BS).
7. PRESTAÇÃO DE CONTAS
- Realize a prestação de contas em até 5 dias do retorno de sua viagem. Os(As) servidores(as) deverão preencher na oportunidade o documento “RELATÓRIO DE VIAGEM (SERVIDORES DA UFABC)”, via SIPAC, e enviá-lo ao setor responsável pelo processamento dos afastamentos de sua unidade.
*Caso necessário, o setor responsável pelo processamento de afastamentos contatará o(a) docente solicitante para ajustes ou complementação da prestação de contas;
Dúvidas e Suporte
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Dúvidas quanto aos institutos de afastamentos deverão ser sanadas com a SUGEPE, via DAF - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
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Dúvidas quanto ao SCDP, compras de passagens e pagamentos de diárias deverão ser sanadas pelo canal de dúvidas do SCDP - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Atualizado em 18/01/2024
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