CAPES lança Edital de Apoio a Eventos Científicos, Tecnológicos ou de Extensão
Programa de apoio CAPES para eventos científicos abre inscrições a partir de 02 de maio. Iniciativa conta com uma novidade para pesquisadoras e pesquisadores com filhos pequenos.
Na última quinta-feira, 20 de abril, a CAPES publicou o Edital do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), visando receber propostas de eventos científicos, tecnológicos ou de extensão. O programa apoia a divulgação científica e tecnológica, além de fortalecer a cooperação e promover a integração entre a comunidade acadêmica.
O sistema de inscrições ficará aberto para submissões por aproximadamente um mês, de 2 de maio a 5 de junho, e estabelece apoio a eventos presenciais ou semipresenciais realizados no Brasil entre 11 de setembro de 2023 e 31 de maio de 2024.
A edição vem acompanhada de uma novidade que busca suprir uma demanda que foi observada na comunidade acadêmica: os recursos, dobrados em relação à edição anterior, poderão ser usados em brinquedotecas, permitindo assim que pessoas com filhos pequenos também possam participar.
Na última segunda-feira, 24/04, a CAPES divulgou uma nota de esclarecimento sobre alguns aspectos do edital referente às dúvidas que surgiram sobre a possibilidade de apoio para eventos que aconteceriam antes de setembro. A atual gestão explicou que o Programa precisou respeitar a avaliação jurídica, em função do período atípico de transição do governo federal, dos processos de nomeação da nova diretoria executiva, assim como dos esforços para recompor o orçamento da Fundação para o ajuste das bolsas de formação.
Por esse motivo, o presente Edital foi publicado somente agora, em abril; mas a gestão se compromete a realizar todos os esforços possíveis, na medida de suas capacidades, na tentativa de mover a data de início de fomento para a segunda quinzena de agosto, o prazo mais curto possível diante do cenário atual.
Para mais informações ou orientações sobre o edital, acesse esta notícia.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC
Redes Sociais