Conselho Universitário estabelece medidas de biossegurança em casos de emergências em saúde pública
Diante dos aprendizados alcançados pela comunidade universitária no enfrentamento da pandemia de COVID-19 e na organização do funcionamento da instituição, a UFABC, através do Conselho Universitário definiu diretrizes de biossegurança e medidas a serem adotadas na UFABC frente a emergências em saúde pública de importância nacional ou mundial.
Em suma, a Resolução Nº 229/2023, publicada no o Boletim de Serviço nº1233 de 04 de abril de 2023, determina que, sempre que necessárias, haja avaliação e atualização dos protocolos de biossegurança, orientadas pelas equipes técnicas responsáveis pela saúde e segurança do trabalho em conformidade com parâmetros científicos determinado pelas autoridades sanitárias, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ou pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
No caso de emergências em saúde pública de importância nacional ou mundial, a Reitoria da UFABC, em seguida e imediatamente, adota e publica medidas de biossegurança, administrativas e acadêmicas em concordância com as autoridades sanitárias, com a OMS ou com a OPAS, e com o auxílio das equipes de saúde e segurança do trabalho da Universidade.
Todas as resoluções estabelecidas foram debatidas e construídas coletivamente, entre novembro de 2020 e junho de 2022, com apoio dos grupos de pesquisadores e especialistas da Universidade, que frente à pandemia de COVID-19, implantaram medidas de biossegurança, monitoramento e testagem coronavírus, fundamentais para definir a retomada de um funcionamento presencial seguro, depois de longo período de atividades remotas somente.
As novas determinações levam em conta o atual cenário epidemiológico no país, relativamente estável, com redução da ocorrência de casos graves e de óbitos e avanço da cobertura vacinal da população brasileira. O uso de máscara é obrigatório em espaços de atendimento à saúde nos campi.
Por meio da Resolução, a Universidade reforça seu comprometimento com a divulgação das campanhas de vacinação programadas pelas autoridades e o apoio à realização dessas campanhas na UFABC, sempre que possível, considerando as atribuições e a interlocução com as instâncias responsáveis nas esferas de governo.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais