Editora da UFABC terá coleções com temas interdisciplinares
O conselho editorial da EDUFABC, a editora da Universidade, aprovou a criação de novas coleções interdisciplinares. Elas são destinadas tanto a assuntos abordados por publicações anteriores como para tratar de temas inéditos. Os autores interessados em participar – da UFABC ou de fora dela - devem enviar os originais para a editora manifestando o interesse na publicação em uma das coleções. Coordenadores de projetos que desejam financiar livros em alguma delas podem contatar a editora para iniciar o processo de negociação.
De acordo com o coordenador da EDUFABC, professor Paulo Neves, as novas coleções serão responsáveis por alinhar ainda mais a produção da editora ao conteúdo interdisciplinar que caracteriza a Universidade. “A EDUFABC deve espelhar o perfil da nossa universidade, em termos de temas trabalhados e também de perspectiva epistêmica, sobretudo no que diz respeito à interdisciplinaridade”, disse o professor.
“Observe-se que as novas coleções não se referem a campos disciplinares específicos, mas sim a temas que podem ser retratados de diferentes pontos de vista. Nossa aposta é que mais e mais autores serão interpelados pelas novas coleções a partir de perspectivas interdisciplinares e de análises críticas da realidade”, concluiu.
Uma vez entregue os originais pelos autores, o prazo até a publicação é de nove meses, contando diagramação, revisão, impressão e demais etapas. Para chegar a esse resultado, no entanto, é necessário passar pela avaliação às cegas e a aprovação do conselho.
A expectativa, portanto, é que no próximo ano haja lançamentos com o selo das coleções. As novas obras, porém, não alteram o atual modelo de fluxo contínuo da editora, fundamental para o lançamento de títulos que não se enquadrem no perfil das coleções.
A EDUFABC definiu 14 temáticas socialmente relevantes, cuja abordagem ainda era minoritária no acervo. “Levou-se em consideração principalmente duas dimensões nessa escolha: impacto social do tema e a possibilidade de financiamentos externos (projetos temáticos da FAPESP, do CNP e de órgãos públicos) para os custos das publicações”, afirmou Neves.
Em pouco tempo de existência, a EDUFABC ganhou notoriedade como uma das principais editoras de instituições federais de ensino superior. As novas coleções somam-se ao esforço para ampliar a visibilidade conquistada.
“Com a criação dessas novas coleções, estaremos dando um passo importante para ampliar a visibilidade e o impacto social de nossa editora, o que, espera-se, poderá repercutir na ampliação de nossas vendas e downloads. Por isso, incitamos autores, líderes de grupos de pesquisa e demais pesquisadores que trabalham com esses temas a vislumbrarem a possibilidade de publicar suas obras na nossa EDUFABC”, informa o texto de divulgação das novas coleções.
As coleções tratarão das seguintes temáticas:
- Questões de Gênero e Sexualidade
- Estudos Africanos e Diaspóricos
- Estudos Étnico-raciais
- Inclusão e Acessibilidade
- Justiça, Democracia e Direitos
- Meio Ambiente, Território e Sustentabilidade
- Conhecendo o Grande ABC: história, cultura, sociedade e economia de uma região
- Ciência, Tecnologia e Sociedade
- Popularização da Ciência
- Livros Didáticos
- Saúde e Saneamento
- Transportes e Infraestrutura
- Matriz Energética
- Tecnologia da Informação e Telecomunicações
Acesse o site da Editora da UFABC (EDUFABC): editora.ufabc.edu.br.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais