Mobilidade propicia integração acadêmica e administrativa em universidades da América Latina
A coordenadora de Comunicação da Secretaria de Articulação Tecnológica e Inovação da Universidad Nacional del Litoral (UNL) na Argentina, Marianela Morzán, participou de intercâmbio na UFABC com atividades na Agência de Inovação e Assessoria de Comunicação e Imprensa. As visitas ocorreram na segunda quinzena de novembro e fizeram parte do Programa Espaço Acadêmico Comum Ampliado Latino-Americano (ESCALA) na versão para gestores e administradores, mantido pela Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). O objetivo é criar oportunidades para o fortalecimento e consolidação de recursos humanos em pesquisa científica, tecnológica, inovação, adaptação e transferência de tecnologias e conhecimentos em áreas estratégicas das universidades.
Marianela afirmou que o intercâmbio lhe permitiu aprender e conhecer a estrutura de transferência de pesquisa e tecnologia da UFABC, além de como esse sistema de interação acadêmico/setor produtivo funciona no Brasil e no Estado de São Paulo. Sobre o contato com os profissionais de comunicação, ela disse que conversou sobre estratégias de comunicação, meios digitais e de experiências das duas universidades. Segundo Marianela, “discutir diferentes formas de realizar as tarefas cotidianas envolve ativar processos de criatividade para encontrar melhores formas de cumprir objetivos e metas”.
A coordenadora acredita que o intercâmbio terá um impacto positivo para ambas as universidades por permitir o compartilhamento de informações e discussões sobre as diferentes formas de realizar as atividades de trabalho. Ela diz que ficou muito satisfeita com experiência que obteve na viagem, pois pode também conhecer um pouco da cultura, da arte e de como se vive no Brasil. Marianela também agradeceu pela forma de acolhimento, especialmente à Assessoria de Relações Internacionais (ARI), que se ocupou das questões de suporte ao intercâmbio, “permitindo que a estadia fosse fácil e proveitosa da melhor forma possível.”
Experiência e reflexão
Para Mariella Mian, coordenadora da Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC, a visita possibilitou conhecer aspectos da comunicação institucional de uma universidade estrangeira, que lida com contextos e desafios que dialogam bastante com a realidade das congêneres brasileiras. “Esse contato impulsionou o aprendizado sobre boas práticas e a reflexão crítica sobre os nossos próprios processos e dinâmica de atuação profissional” — avalia. Ela acrescenta que o intercâmbio com a colega do país vizinho mostrou que há aspectos estruturantes distintos entre as instituições, como por exemplo a forma diferenciada de se lidar com orçamento público, indicando haver na UNL mais flexibilidade e agilidade nas contratações de serviços de comunicação.
Mariella destaca também a dinâmica descentralizada em que a universidade argentina adota na condução da comunicação institucional. “Percebemos que cada setor deles possui um núcleo com profissionais especialistas, que atuam conforme as diretrizes de uma diretoria central de comunicação” — explica a coordenadora. Mariella lembra que a UNL possui mais de um século de existência, mas que isso não implica a impossibilidade de se pensar a experiência daquela instituição na revisão de práticas na UFABC.
Oportunidades em crescimento
A Assessoria de Relações Internacionais (ARI) desenvolve — no âmbito das ações de integração internacional na universidade — a seleção, mediação e gestão administrativa e logística do programa acadêmico ampliado da AUGM. Essa oferta de mobilidade internacional possui quatro modalidades que atendem estudantes de graduação e pós-graduação, professores e técnicos administrativos.
Na UFABC, os intercâmbios por meio dessa iniciativa começaram a funcionar para alunos no formato virtual em 2020 — ainda em período de pandemia —, integrando, até 2023, mais de 40 discentes, dentre os quais oriundos de universidades da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia. A partir de 2022, foi a vez das mobilidades presenciais de docentes e técnicos administrativos, que envolveram cerca de 11 visitantes estrangeiros e servidores locais.
De acordo com a ARI, no período pós-retorno da pandemia, ações da AUGM, focadas em parcerias de pesquisa acadêmica e desenvolvimento de uma rede de cooperação interinstitucional entre universidades latinas, têm levado a um aumento de oportunidades e interesse em atividades de intercâmbio. Para 2024, houve incremento de mais de 20 vagas de mobilidade, com bolsas e subsídios, para estudantes e servidores e ampliação de mesmo número para recepção de visitantes. Os editais contaram com mais de 60 candidaturas e se encontram em fase final de nomeação dos selecionados para as atividades do próximo ano.
Há expectativa para se ampliar a oferta de vagas para ações de mobilidade com bolsas e de parcerias com instituições estrangeiras em futuros editais. A UFABC, por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), deve aderir ao Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (PILA), iniciativa similar ao ESCALA (AUGM) com instituições nacionais, da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, México, Nicarágua, Uruguai e Paraguai. Além disso, serão retomadas ações com os programas de mobilidade BRACOL e BRAMEX com ofertas de bolsas para Colômbia e México, respectivamente.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC
Redes Sociais