Página inicial > Notícias > UFABC adere a programa federal e oferta opção de graduação para estudantes estrangeiros

Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2024, 15h55

Universidade, que participa do edital pela segunda vez, tem 4 opções de ingresso.

A UFABC abriu 15 vagas por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) para estudantes estrangeiros. É o segundo ano consecutivo que a Universidade adere ao edital de seleção, resultado de parceria entre os ministérios da Educação e das Relações Exteriores. As inscrições estão abertas e vão até 23 de agosto.

O programa vai selecionar estudantes de países participantes do programa, por meio de edital, para vagas em instituições de ensino superior no Brasil. No caso da UFABC, há quatro cursos de ingresso - Bacharelado em Ciência & Tecnologia (BC&T), Bacharelado em Ciências & Humanidades (BC&H), Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) e Licenciatura em Ciências Humanas (LCH).

No decorrer do curso de ingresso, o estudante poderá, de acordo com seu desempenho, explorar disciplinas oferecidas nos cursos específicos de graduação. Para poder concluir um desses cursos específicos, é necessário, no entanto, primeiro concluir o BC&T, o BC&H, a LCH, ou a LCNE.

ufabc adere a programa federal e oferta opcao de graduacao para estudantes estrangeiros divulgacao mec cartaz

Cartaz de divulgação - MEC/MRE.

Candidatos vindos de escolas em países que têm o português como língua oficial devem apresentar média global a partir de 65% na disciplina de língua portuguesa. Outra possibilidade de demonstrar domínio do idioma é o exame Celpe-Bras – alunos oriundos de nações onde o português não é a língua oficial também podem prestar o exame e obter o certificado.

A seleção dos candidatos é feita pelo MEC e MRE. Ela envolve a análise do histórico escolar do candidato e itens como comprovação da nacionalidade e a renda do responsável.

O início do programa, que se consolidou como ferramenta de internacionalização das universidades brasileiras, remonta aos anos 60. “Os egressos desse programa têm retornado aos seus países de origem e assumido postos de destaque em suas profissões, contribuindo para o desenvolvimento de suas nações”, afirmou o pró-reitor adjunto de Graduação e coordenador institucional do PEC-G, Marcelo Caetano.

“Na UFABC, esses e essas estudantes certamente contribuirão para que tenhamos uma comunidade acadêmica diversa, multicultural e vibrante”, disse.

Os estudantes selecionados contarão com uma ampla rede de apoio na Universidade. “Esses discentes serão contatados pela Divisão Acadêmica, para orientações sobre a matrícula na instituição; pela Assessoria de Relações Internacionais, para orientações sobre regularização documental de imigração na Polícia Federal; e serão orientados pela Pró-reitoria de Graduação sobre a oportunidade de participação nos programas de acolhimento e acompanhamento estudantil que já ofertamos, como o PEAT e o Projeto Q-Zero”, explicou Caetano.

Para mais informações, acesse a notícia: MEC e MRE publicam edital de seleção para alunos estrangeiros.

Depoimento

ufabc adere a programa federal e oferta opcao de graduacao para estudantes estrangeiros foto sebastiao viegas

O angolano Sebastião Viegas foi selecionado no edital passado. Matriculado no primeiro quadrimestre do BC&T, ele conta que ficou sabendo da oportunidade por conta de informação veiculada no Centro Cultural Brasil Angola (CCBA) e na embaixada do Brasil em sua nação. “Para mim, era um sonho me graduar fora do meu país de origem e o Brasil sempre foi uma opção”, afirmou.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC

Marcador(es):