Página inicial > Notícias > UFABC recebeu a Escola Virtual de Inverno da AUGM para discutir o tema “Democracia na América Latina: Problemas e Desafios Contemporâneos”

Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2024, 15h07

Aconteceu, entre os dias 29 de julho e 3 de agosto, a Escola Virtual de Inverno da AUGM (Associação das Universidades do Grupo Montevideo), organizada pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Universidade Nacional do Sul (UNS). Em sua terceira edição, no âmbito do Comitê de Ciências Políticas e Sociais da AUGM, o evento virtual trouxe como proposta a discussão sobre Democracia na América Latina: Problemas e desafios contemporâneos.

A sessão de abertura do evento contou com a participação do prof. Dr. Gilberto Rodrigues, da UFABC; da profa. Dra. Silvia Alvarez, da UNS; do prof. Álvaro Rico, Secretário Executivo da AUGM, e das vice-reitoras das universidades coorganizadoras UFABC e UNS, respectivamente, profa. Dra. Mônica Schroder e profa. Dra. Andrea Castellano.

Em sua fala, Silvia afirmou que o evento era um importante espaço de discussão visto que a democracia, de um ponto de vista histórico, se encontra em uma “realidade contemporânea muito controversa e complexa, com múltiplos desafios”. Álvaro Rico apresentou um panorama da centralidade da AUGM na construção política da região em face dos recorrentes desafios democráticos. A vice-reitora Mônica Schroder comentou sobre a realização deste evento na UFABC, e ressaltou que UFABC “A internacionalização é valor para as nossas instituições, e um elemento que nos estrutura como instituição”, agradecendo a parceria com a AUGM para alcançar esse objetivo. Por seu turno, Andrea Castellanos salientou a importância das redes da AUGM para as democracias no Cone Sul.

Sobre a possibilidade de discussão dessa temática em ambiente acadêmico, Schroder defendeu que “Essa iniciativa reafirma e aprofunda os méritos da atuação em rede das Universidades Públicas Latino-Americanas, especialmente, frente aos riscos enfrentados no momento atual, com retrocessos e ameaças, nos últimos anos, para a democracia dos países latino-americanos e mesmo para as nossas instituições, na cruzada contra o conhecimento científico, enfrentado no espaço dos debates públicos nos anos recentes”.

A Escola Virtual de Inverno é um encontro que visa proporcionar uma oportunidade acadêmico-cultural para estudantes de graduação e pós-graduação, professores e o público em geral. O objetivo é oferecer um espaço teórico e aplicado a partir do qual se possa analisar o papel das ciências sociais e políticas na abordagem da democracia na América Latina, particularmente nos âmbitos local, nacional, regional e transnacional e a partir de diferentes perspectivas que incorporem a afirmação de gênero e as matrizes do pensamento regional e do Sul Global.

O evento foi encerrado com uma sessão que debateu a Arte e a Democracia, com a participação dos coorganizadores Gilberto Rodrigues e Silvia Alvarez, na mediação da mesa; e como expositores, Bruna Ramos da Fonte, jornalista e escritora, e o prof. Omar Chauvié, da Universid Nacional del Sul. O encerramento da Escola foi feito pelo coordenador da Assessoria de Relações Internacionais da UFABC, prof. Dalmo Mandelli, e pelo Subsecretário de Internacionalização da UNS, prof. Lucas Ezequiel Costabel.

Dalmo Mandelli reforçou a importância da AUGM na região e lembrou como a Associação tem concretizado um relevante trabalho de “de incluir a defesa do ensino como um bem universal, um direito do cidadão e não um serviço”.

Sobre os resultados do encontro, o professor Gilberto Rodrigues ressaltou que "a Escola Virtual de Inverno da AUGM, coordenada pela UFABC e pela UNS, teve uma extraordinária procura de mais de 900 inscritos e sua realização exitosa mostra uma vertente importante da cooperação e integração regional no campo acadêmico e universitário".

O evento contou com a transmissão online na abertura e no encerramento, e está disponível na íntegra no Canal da UFABC no YouTube - @ufabcoficial. As aulas da Escola de Inverno deste ano estarão disponíveis no site da AUGM, em breve.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC

Marcador(es):