Página inicial > Notícias > Núcleo de Tecnologia e Informação da UFABC celebra colaboração com o Ramo Estudantil do IEEE para restauração de equipamentos eletrônicos

Publicado: Segunda, 20 de Mai de 2024, 15h35

Durante o primeiro quadrimestre de 2024, um grupo de alunos da Universidade Federal do ABC, membros do capítulo de Ciências da Computação (Computer Society) do Ramo Estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE Brasil) - uma organização internacional profissional sem fins lucrativos, com filiais ao redor do mundo, dedicada ao avanço da tecnologia - realizou diversas atividades em conjunto com o Núcleo de Tecnologia e Informação da UFABC, o NTI.

A parceria ocorre por meio do projeto Restaura CS. A iniciativa propõe-se a retomar as atividades do antigo projeto Restaura IEEE na UFABC, visando reparar dispositivos eletrônicos descontinuados pela universidade em parceria com o NTI. O objetivo da empreitada é reduzir custos associados à manutenção e aproveitar peças de equipamentos inutilizados para reparos internos. Além disso, propõe uma parceria com a IEEE Robotics and Automation Society (RAS) para reutilização de peças em projetos internos relacionados à robótica. Para isso, o projeto conta com a participação de voluntários, essenciais para o funcionamento dos reparos, além do estabelecimento de um cronograma que abrange desde a seleção até a execução dos reparos e parcerias, com ênfase na documentação e mapeamento dos procedimentos.

nucleo de tecnologia e informacao da ufabc celebra colaboracao com o computer society vinculado ao ieee para restauracao de equipamentos eletronicos

Um dos marcos mais significativos alcançados pela equipe foi a realização bem-sucedida da manutenção e reparo de 170 dos 200 computadores doados à UFABC, pela câmara dos deputados, no primeiro semestre de 2024. Esses computadores doados foram revisados pela equipe do projeto em diferentes etapas. A equipe realizou a limpeza de todos dispositivos e realizou a troca de pasta térmica para evitar futuros problemas, visto
que estes computadores seriam direcionados para as salas de aula da universidade.

Além das atividades mencionadas, os voluntários também se dedicaram ao reparo de periféricos que apresentavam mau funcionamento. Aproveitando peças de equipamentos não utilizados, a equipe conseguiu resolver problemas mais simples e prolongar a vida útil de diversos dispositivos. Esse esforço adicional demonstra o comprometimento da equipe em maximizar os recursos disponíveis e oferecer soluções eficientes para as necessidades de manutenção da UFABC.

O projeto deve continuar nos próximos quadrimestres devido ao grande sucesso obtido nessa etapa inicial. Confira outras ações realizadas no site do projeto.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC