Sobre os crimes virtuais ocorridos no dia 13 de outubro de 2020
A Reitoria da UFABC recebeu com consternação a informação referente aos gravíssimos ataques virtuais ocorridos no debate promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial, na tarde desta terça-feira (13/10).
Em um momento político e sanitário tão crítico para nossa sociedade, em que os debates públicos se tornam ainda mais necessários, é inaceitável tolerarmos crimes desta natureza.
O constrangimento causado a nossa comunidade, assim como a tentativa de suprimir a liberdade de pensamento e o amplo compartilhamento dos saberes, não passarão despercebidos pela gestão da UFABC.
No sentido de apurar os fatos e encaminhar as devidas medidas de responsabilização, a Reitoria entrou em contato com a docente responsável pela organização do evento para prestar solidariedade, solicitar que sejam resguardadas as evidências do ataque e colocar à disposição todo aparato institucional para que a ocorrência seja rigorosamente apurada pelo Ministério Público Federal, Polícia Federal e demais instâncias cabíveis.
Em tempo, informamos que a Universidade está preparando um material com orientações contendo medidas de segurança para organização de atividades em ambientes virtuais que será disponibilizado nos próximos dias à comunidade.
Seja em seus espaços físicos ou nos virtuais, a universidade pública permanece resistente a todo e qualquer ataque que interfira na construção coletiva do conhecimento e na autonomia universitária.
Conclamamos à comunidade UFABC para que permaneça atenta no combate e na denúncia de crimes racistas, homofóbicos, xenófobos ou quaisquer outros discursos que incitem ao ódio, à violência, que ataquem a democracia e a pluralidade ou perturbem as atividades acadêmicas da universidade.
Cordialmente,
Reitoria • UFABC
14/10/2020
Redes Sociais