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Editorial PesquisABC - Edição nº 37 - Outubro de 2024

A Revista Eletrônica PesquisABC possui o seguinte registro ISSN: 2675-1461

Capa PesquisABC 37Estamos felizes em lançar a 37ª edição do informativo PesquisABC. A novidade dessa edição é seu formato, integralmente apresentado como uma revista eletrônica. Criamos uma página no Portal da UFABC que organiza, a partir deste momento, cada uma das edições da Revista PesquisABC, apresentando todos os seus artigos com links individualizados. Dessa forma, ampliamos a visibilidade da publicação, melhoramos a acessibilidade à leitora e ao leitor, além de facilitar as possibilidades de compartilhamento de cada texto da revista.  

Além disso, já seguindo uma tradição da revista,  dedicamos novamente uma edição para apresentar artigos resultantes de pesquisas de estudantes realizadas no contexto da Iniciação Científica da UFABC. Trata-se de uma oportunidade adicional de inserir essas e esses jovens acadêmicos no universo das publicações científicas, visto que a Revista Eletrônica PesquisABC conta com registro ISSN, que a credencia como um periódico científico com identificador internacional. 

Falando em oportunidade e em Iniciação Científica, também trouxemos para ilustrar a capa desta edição estudantes da  E.E Maria Antonia Chules Princesa, da comunidade quilombola de Eldorado SP. Por meio de projeto de IC voltado a alunas e alunos de ensino médio, coordenado pelo professor da UFABC, Acácio Sidinei Almeida Santos, essas jovens estão estreitando e criando laços com práticas científicas e com a Universidade pública. Na sequência, apresentamos o relato e percepção do professor Acácio sobre essa experiência: 

 accio almeida pesquisabc37
Acácio Sidinei Almeida Santos

O envolvimento de estudantes do ensino médio com o ambiente universitário, especialmente nas atividades de pesquisa, é de extrema importância para o desenvolvimento educacional, social e científico de uma geração que cada vez mais reconhece o papel da ciência no enfrentamento dos desafios do século XXI. A participação ativa nesse contexto proporciona uma experiência enriquecedora, estimulando o pensamento crítico, a autonomia intelectual e a busca pelo conhecimento. 

Nesse sentido, é importante destacar a relevância da participação de estudantes quilombolas, caiçaras, indígenas e de regiões periféricas do ABC no edital Iniciação Científica – Ensino Médio (IC-EM) de 2023. Essa inclusão representa um avanço significativo no processo de consolidação das políticas afirmativas e no acesso à educação superior, promovendo a diversidade e a equidade no ensino, na pesquisa e na extensão. 

Este projeto que coordeno busca identificar as representações de saúde e doença da população de Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira, especialmente dos jovens, com o objetivo de obter informações para futuras ações de educação continuada e educação popular em saúde. O projeto baseia-se numa abordagem de intervenção orientada no modo de vida local, no reconhecimento dos saberes locais, nos problemas e necessidades informadas pela comunidade das duas bolsistas de IC-EM. 

As informações e as análises produzidas por meio dos levantamentos realizados pelas estudantes vão ao encontro de pesquisas anteriores, demonstram que frente aos problemas de acesso à saúde, em conformidade com o previsto em lei,  é necessário a criação de um espaço de interação que, por meio do confronto de conhecimentos e saberes, oriente a formação continuada de atores comunitários e escolares que possam desempenhar importantes papéis  para a circulação de saberes e para transmissão de conhecimentos que incidam positivamente na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na busca de soluções para os problemas que guardam relação direta ou indireta com a qualidade de vida dos habitantes.

A presença desses estudantes no ambiente universitário não apenas enriquece a troca de experiências e conhecimentos, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Além disso, a participação em atividades de pesquisa permite que esses jovens desenvolvam habilidades essenciais para sua formação acadêmica e profissional, preparando-os para desafios futuros. Portanto, é fundamental incentivar e apoiar a integração desses(as) estudantes no ambiente universitário, garantindo que tenham acesso a todas as oportunidades oferecidas, especialmente nas atividades de pesquisa. O envolvimento ativo desse(as) jovens não apenas beneficia individualmente cada uma, mas também contribui para o desenvolvimento local, tendo impactos positivos em suas comunidades. 

imagem editorial pesquiabc37 imagem editorial pesquisabc37 2

Além disso, ganha também a Universidade Federal do ABC, já que as(os) estudantes, enquanto atores sociais também contribuem no ensino – aprendizagem da comunidade acadêmica.

 

Boa leitura a todas e todos!

 

 

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